CIRCUITO CICLOTURISTICO

Em nossa Bela e Santa Catarina, já existem 5 roteiros criados especialmente para a realização do cicloturismo que são:
Vale Europeu, que abrange a região do médio Vale, colonizada pelos alemães e Italianos.
Costa Verde e Mar, que vai do litoral ao interior que teve grande influencia dos açorianos em sua colonização litorânea e dos Alemães e Italianos no interior.
E o Circuito das Araucárias encravado no planalto norte catarinense onde também a colonização Italiana e Alemã, se fizeram presentes.
Está surgindo ao pé da Serra Geral, na região que abrange as cidades de Stª Rosa de Lima, Anitápolis e Rancho Queimado, o circuito Acolhida na Colônia. Local tipicamente agrícola, onde o cultivo de hortifrutigranjeiros de forma orgânica tem um forte apelo turístico. 
Abaixo relatamos um pouco sobre esses circuitos e disponibilizamos os links para maiores informações.
                                                                
Vale Europeu - Este foi o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 320
km de estradas que em sua maioria percorrem estradas de terra tranquilas e agradáveis passando por pequenas cidades e vilarejos que tiveram origem na colonização européia. A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante de maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias (ou mais) para que se desfrute o máximo possível do caminho.
A motivação para a implantação deste roteiro fi a criação de um trajeto rico em natureza e cultura, e ao mesmo tempo com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que os cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade. Esta iniciativa inédita no pais surgiu de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil e um convenio com 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
Para obter informações sobre hospedagem e alimentação durante o percurso entre em contato com a Associação Vale das Águas. A retirada do passaporte e do certificado deverá ser feito na cidade de Timbó, na Av. Getúlio Vargas, 201 - Centro - fone 047-3382-0198 - e-mail circuitovaleeuropeu@tpa.com.br - www.circuitovaleeuropeu.com.br .

Circuito Costa Verde & Mar - Traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do sul do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque internacional e locais de incomparável beleza cênica. 
Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pelo verde da mata atlântica. Entre uma prai e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom de viagem. São marcantes aqui, outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana. Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Porto Belo e Itajaí e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luiz Alves. Num total de 270 km o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas. o Circuito foi planejado para ser completado em 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir as inúmeras opões que a região oferece. Em cada trecho existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, parapente, entre outras. Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves.
Quer saber mais, acesse o site www.costaverdemar.com.br/cicloturismo

Circuito das Araucárias de Cicloturismo - situado no planalto norte catarinense, o circuito
abrange as cidades de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Com um total de 248 km que passam por estradas bem interioranas com um charme todo especial aos amantes da bike e do cicloturismo. Divididos em oito trechos com distancias entre 13 a 60 km, o circuito oferece atrativos naturais, culturais e históricos. Como todos os demais percursos Cicloturisticos de Santa Catarina, este também é recomendado para ciclistas com um pouco mais de experiencia de pedal. O percurso conta com placas de sinalização que informam a quilometragem, a distancia do próximo ponto e a altitude local. O circuito possui uma planilha dos moldes dos demais circuitos de Santa Catarina, a qual contém informações de cada percurso, com seu grau de dificuldade e informações de atrações locais e espaço para colocar os carimbos, os quais servirão para, ao final do percurso, receber o certificado de conclusão. Outras ações estão sendo tomadas pelas quatro prefeituras como a criação da rede de "amigos do cicloturista", que terá a função de dar apoio aos pedalantes. Vale ressaltar o trabalho dos prefeituras, que atrravés de suas secretarias de turismo que integram o consórcio intermunicipal do Quiriri, iniciaram os tralhados em 2010. 
Quer saber mais sobre o Circuito das Araucárias de Cicloturismo, acesse www.circuitodasaraucarias.com.br

Cicloturismo Acolhida na Colônia - Em 2009, com o objetivo de ampliar e qualificar a
oferta turística na área de abrangência da Acolhida na Colônia, foi iniciado o processo de roteirização para Cicloturismo. Somando-se à tendência nacional para a prática desta modalidade em Santa Catarina, que já possui três circuitos oficiais registrados e um considerável fluxo de cicloturistas, o Circuito da Acolhida na Colônia trazem o diferencial do vínculo direto com o agroturismo, valendo-se da estrutura já existente de pousadas, quartos coloniais, servições de refeições e agroindústrias de pequeno porte ao londo de caminhos bucólicos e recheados de atrativos naturais.
De inicio, foram contemplados roteiros circulares nos municípios e rota de conexão entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. O circuito ampliado ainda está em construção, tendo como próximas etapas a abrangência de Rancho Queimado e Urubici e as conexões entre todos os municípios e a expansão para outros territórios da Acolhida na Colônia.  Para organizar sua viagem, consulte as informações disponíveis e faça reservas das refeições e hospedagens, de acordo com sua escolha de roteiros. Mais informações sobre o roteiro www.acolhida.com.br

Cicloturismo Circuito Vale Oeste - Localizado no Alto Vale do Itajaí, percorre as cidades de Taió, Salete, Santa Terezinha, Rio do Campo e Mirim Doce. Com 192 km percorre uma região riquissima em belezas naturais (em breve mais detalhes deste roteiro)
 http://www.caminhosdoaltovale.com.br/cicloturismo


Se você desejar realizar estas viagens cicloturisticas com Condutores em Cicloturismo especializados e com apoio logístico, entre em contato conosco através do e-mail contato@bikerexpress.com.br ou pelo fone 47-9921-2774 (vivo) 47-9767-1299 (tim)

BIKER EXPRESS Cicloturismo & Aventuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário